CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS OVINOS
SÁ,J.L. & OTTO DE SÁ,C.
TAMANHO CORPORAL
O tamanho dos ovinos é extremamente variável. Animais adultos podem pesar em torno de 30 Kg, como no caso de algumas raças tropicais, até 182 Kg, peso que machos da raça Suffolk e de outras raças de lã longa podem atingir.
TEMPERATURA CORPORAL
A temperatura corporal pode variar em função da temperatura ambiental, umidade, cobertura de lã, estágio de terminação dos cordeiros, ventilação, irradiação do sol e infecções. A temperatura corporal normal pode variar de 38 º a 40 º C.
A temperatura ambiental ótima para os ovinos varia de 10 º a 26,5 º C. Acima de 26,5 º C, a maioria dos ovinos necessita controlar o calor corporal. Os mecanismos utilizados para isso são:
· Respiração
· Ingestão de água e eliminação através da urina
· Transpiração
· Busca por lugares frescos e com sombra
Os cordeiros recém nascidos, nas primeiras 72 horas de vida, não têm desenvolvido a capacidade de se adaptar às temperaturas ambientais, por isso necessitam de proteção, principalmente contra o frio. A temperatura ideal para eles é de 24 a 26,5 º C.
FREQÜÊNCIA RESPIRATÓRIA E CARDÍACA
Os batimentos cardíacos e a respiração são mais acelerados nos animais jovens e diminuem gradativamente com a maturidade.
· Freqüência respiratória em ovinos adultos – 12 a 20 / minuto
· Freqüência cardíaca em ovinos adultos – 70 a 80 / minuto
CARACTERÍSTICAS DIGESTIVAS
Os ovinos são animais ruminantes e o aparelho digestivo é composto de boca, esôfago, rúmen, retículo, omaso, abomaso, intestino delgado, intestino grosso e ânus. São animais com capacidade de consumir grandes quantidades de forrageiras. A relação volumoso:concentrado deve ser bem equilibrada para evitar distúrbios metabólicos como a acidose, causada por excesso de concentrados. Uma relação segura é de 50 de volumoso : 50 de concentrado. Pode ser utilizada uma quantidade maior de concentrado, mas é preciso adaptar o animal a nova relação ou mudança na dieta. A capacidade de cada parte do aparelho digestivo de um ovino adulto de porte médio pode ser visualizada na tabela a seguir:
PARTE DO AP. DIGESTIVO |
CAPACIDADE (LITROS) |
Rúmen |
23,65 |
Retículo |
1,89 |
Omaso |
0,95 |
Abomaso |
2,81 |
Intestino Delgado |
9,0 (26 a 27 m de comprimento) |
Intestino Grosso |
2,37 (6,7 m de comprimento) |
As fezes dos ovinos, com formato de síbalas, são normalmente mais secas do que as fezes dos bovinos, a menos que a dieta seja rica em alimentos com altos teores de água. A urina é usualmente mais concentrada do que a dos outros animais, principalmente sob condições de pouca disponibilidade de água. Portanto, os ovinos apresentam uma ótima capacidade de retenção e aproveitamento de água.
CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS
A maioria dos ovinos é poliéstrica estacional, isto é, eles apresentam uma estação reprodutiva definida durante o ano, quando ocorrem os ciclos reprodutivos e as fêmeas mostram os sinais do cio. A estação reprodutiva natural dos ovinos ocorre no outono e no inverno, entretanto, a época e duração da estação de monta não seguem um padrão e variam com as diferentes raças. Por exemplo, a raça Merino apresenta uma estação reprodutiva mais longa do que raças de lã grossa como a Romney Marsh. A raça Dorset e as raças que se originaram de regiões próximas da linha do equador, são pouco estacionais, apresentando cios praticamente ao longo de todo o ano. A altitude, latitude, comprimento dos dias, temperatura, umidade e nutrição afetam os ciclos reprodutivos das ovelhas. Os carneiros também sofrem influência dos fatores ambientais, mas são menos sensíveis do que as ovelhas.
· PUBERDADE – puberdade é o estágio sexual no qual a reprodução já pode ocorrer. As fêmeas apresentam os primeiros cios férteis e os machos as primeiras coberturas com espermatozóides viáveis. A puberdade indica que já é possível a reprodução, mas não quer dizer que os animais estejam aptos para manter uma gestação ou então serem utilizados como reprodutores em uma estação de monta. Em média a puberdade é atingida com 5-6 meses de idade. A idade ideal para a primeira cobertura está relacionada com o estado nutricional e o peso dos animais.
· ESTRO (CIO) – é o período dentro do ciclo estral em que a fêmea se torna receptiva ao macho. O estro tem uma duração média de 29 a 30 horas e a ovulação ocorre no final deste período. A duração do ciclo estral é de 14 a 19 dias, em média 17 dias. Portanto, dentro da estação reprodutiva, a fêmea ovina apresentará cio a intervalos de 17 dias (se não for fecundada).
· GESTAÇÃO – o período de desenvolvimento do feto no útero da ovelha é chamado de gestação e dura em média 147 a 150 dias.
PESO AO NASCER DOS CORDEIROS
O peso ao nascer dos cordeiros pode variar de 1,36 a 11,4 Kg, com uma média de 3,6 a 4,5 Kg. Os fatores que afetam o peso ao nascer são os seguintes:
· Tamanho dos pais
· Número de cordeiros por parto – cordeiros de parto gemelar nascem mais leves do que cordeiros de parto simples.
· Idade da ovelha – ovelhas mais velhas tem cordeiros mais pesados.
· Sexo do cordeiro – machos nascem normalmente mais pesados do que fêmeas.
· Nutrição – níveis inadequados de nutrientes, principalmente no terço final de gestação, diminuem o peso ao nascer dos cordeiros.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Há variação entre as raças e tipos de ovinos com relação à idade a maturidade. Raças de menor porte atingem o peso adulto mais rapidamente do que as raças de maior estatura. No geral, os ovinos atingem 80% do peso adulto com um ano e 100% com dois anos de idade.
Os ovinos podem viver até 16 -18 anos, mas nos sistemas de produção não permanecem nos rebanhos por mais de 7 – 8 anos.